FEIRA DE ARTESANATO, AGRICULTURA E CULINÁRIA DE MACHADOS

A Feira de Artesanato, Agricultura e Culinária do município de Machados, será realizada durante os dias 23 a 29 de junho, em frente ao Mercado Multicultural, na Praça São Sebastião, das 18h às 21h. A feira é promovida pela Secretaria de Cultura, Turismo e Juventude em parceria com a Sala do Empreendedor e SEBRAE.

A iniciativa irá expor e comercializar produtos com foco na Monocultura da Banana, principal atividade de subsistência de Machados. O cultivo desse fruto ocupa parte significativa do território do município, colocando-o entre os maiores produtores de banana do Brasil, ganhando o apelido de “Capital da Banana”. Conhece-se mais de 30 variedades de banana, sendo as mais comuns: prata, nanica, ouro, maçã, d’água, pacovan, etc. Da bananeira tudo é aproveitado: raiz, pseudocaule, folhas, pseudofruto e o coração.
Há a incorporação da cultura da banana em seu artesanato, que aparece em bordados, pinturas, atividades com as palhas da bananeira, além disso, em relação à questão do social, o artesanato desenvolvido com a fibra da bananeira também é visto em Machados como fonte de renda, uma vez que o objetivo do artesão é adquirir conhecimento sobre empreendedorismo, administração e conceito de marca. O artesanato em Machados é diversificado em seus produtos confeccionados pelos artesãos locais. O principal artesanato é feito com a palha da banana, como cestos, caixas, quadros, porta joias, entre outros.
A sustentabilidade é uma grande característica do artesanato de Machados, pois, a palha da banana utilizada é descartada naturalmente pela bananeira. Outros tipos de artesanato como crochê, bordado, fuxico, entre outros, são produzidos na cidade por artesãos com o intuito de promover renda extra as famílias, também são comercializados na feira livre da cidade.
Pode ser uma imagem de texto que diz "FESTAS JUNINAS DE MACHADOS 2022 FEIRA DE ARTESANATO, AGRICULTURA E CULINÁRIA Período: 23 a 29 de junho Local: Em Frente ao Mercado Multicultural, na Praça São Sebastião Horário: 18h às 21h. MACHADOS CULTURA SEBRAE TURISMOEJUVENTUD ENDEDOR"
Rolar para o topo Skip to content