História de Machados

Historia

Autor: Site machados.pe.gov.br

 

História da cidade de Machados

Machados está situado em terras do antigo Engenho Bom Destino, que pertencia ao município de Bom Jardim. Pela proximidade ao Engenho Machado (propriedade de uma família de mesmo nome), o nosso município recebeu o nome Machados. O marco zero, localiza-se onde atualmente está edificada a Igreja Evangélica Congregacional. A primeira casa, construída por Manoel João Rodrigues do Nascimento, no ano de 1890 e, lhe serviu de residência e ponto comercial. Tal fato, despertou a atenção de outras pessoas, que começaram a construir novas casas, iniciando, assim, a Vila Machados. A partir de sua fundação o povoado cresce e é elevado a categoria de vila. Em 10 de outubro de 1917 realiza-se a primeira feira livre, que resistindo às pressões de alguns políticos da região, foi se firmando e atraindo a atenção dos comerciantes das comunidades vizinhas, que aqui instalavam suas barracas a fim de comercializarem seus produtos.

  •  Lei Estadual 4994, de 20 de dezembro de 1963, Art. 1º:

Fica criado o município de Machados, desmembrado do município de Bom Jardim, cuja sede será a do atual distrito de mesmo nome, que será elevado à categoria de cidade.

População :  15.046 hab. IBGE/2014Área :  56.957 km2

Bioma :  Caatinga

A banana é objeto de grande comércio internacional. É própria de clima quente e úmido, preferindo as planícies próximas ao mar e resguardadas dos ventos. Os terapeutas e médicos recomendam a banana contra enfermidades além de grande valor nutritivo. É ligeiramente diurética e laxativa. Conhece-se no Brasil mais de 30 variedades de banana. As mais comuns são: prata, nanica, ouro, maçã, d’água, São Tomé, figo, da terra, cacau, abóbora, chocolate, manteiga, etc.

Da bananeira tudo é aproveitado: raiz, pseudo caule, folhas, frutos e o mangará. Tanto na culinária, medicina natural, como nas artes e no artesanato.

Machados é rico no cultivo da banana ficou conhecido como Capital da banana, seu Artesanato é diversificado com bordados , pinturas, a palha da bananeira, e seus Licores a base de Frutas regionais.

Rolar para o topo Skip to content