Símbolos de Machados

Nossa Bandeira

LEI MUNICIPAL N° 0637/2008

EMENTA: Dispõe sobre a criação e alteração dos Símbolos Municipais e dá outras providências.

O campo verde e branco representa o território municipal e a paz que desejamos ao nosso torrão natal;

As flechas prateadas rememoram o instrumento do martírio de São Sebastião, nosso padroeiro, e assinalam a graça alcançada em 1918 de livramento de uma epidemia de varíola e gripe espanhola, o que determinou, em definitivo, a permanência da população no povoado e a escalada de progresso que permitiu a futura elevação a condição de Município.

O Brasão de Armas Simboliza o Governo Municipal.

 

 

Nosso Brasão

O Brasão, conforme a descrição heráldica do artigo anterior procura gratificamente recordar aspectos relevantes da interessante história do Município de Machados.

O escudo português foi usado para lembrar a origem lusitana de nossa pátria e os muitos habitantes que fizeram o município que hoje conhecemos.

A cor OURO do escudo transmite a ideia de riqueza, em específico a riqueza agrícola, característica do município.

O pé de BANANEIRA lembra a principal atividade agrícola municipal, o cultivo de bananas, e as raízes arrancadas lembram que é uma atividade muito rica e prestigiada.

Os pés de CANA-DE-AÇÚCAR lembram a primeira fonte de riqueza do passado, época de ouro dos engenhos de açúcar, espalhados pelo Brasil a fora de então, inclusive o próprio nome Machados provêm de um engenho homônimo.

O ramo de café lembra a segunda cultura agrícola que surgiu no município, que lembrou a hegemonia da cana-de-açúcar. O desenvolvimento econômico proporcionado pela cafeicultura foi fundamental para o crescimento e emancipação do município.

A coroa mural é o símbolo heráldico representativo das cidades e aqui destaca a situação politico-administrativa à qual foi elevada em 1963, data de sua emancipação.

Rolar para o topo Skip to content