Primeiro encontro do Núcleo de Cidadania d@s Adolescentes (NUCA)

Na tarde desta segunda-feira (16/05), no anexo da Secretaria de Educação, aconteceu o primeiro encontro do Núcleo de Cidadania d@s Adolescentes (NUCA). A iniciativa faz parte das etapas do Selo Unicef, que orienta a formação dos núcleos nos municípios participantes.
No NUCA, adolescentes com idade entre 13 e 17 anos discutem temas que afetam a sua vida. O núcleo tem por objetivo apoiar os adolescentes no desenvolvimento de competências, contribuir para fortalecer sua capacidade de participar nas políticas públicas e promover o engajamento deste público no conjunto de estratégias do Selo Unicef. Nesta edição o NUCA, irá trabalhar 04 temáticas, Mudanças Climáticas; Saúde e Sexualidade; Enfretamento ao Racismo e Violência; Igualdade de Gênero.
Os próximos encontros acontecerá todas as segundas-feiras à tarde. “Este é um espaço de aproximação entre adolescentes e gestão. Aqui eles terão voz para discutir suas demandas. Nós buscamos os adolescentes que já estão inseridos na Rede Municipal de Ensino e também da Rede Estadual”, explica o mobilizador social do Nuca e Professor Marcos Vinicius de Lima.
A Reunião foi coordenada pelo Sr. Isaías Ferreira, Secretário Executivo do CMDCA e também Coordenador do Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2021-2024, e a Sra. Karla Alves, Presidente do CMDCA e Articuladora do Selo UNICEF e do Programa Prefeito Amigo da Criança Gestão 2021/2024. A Articuladora do Selo UNICEF, ressaltou a importância da participação de todos que compõe o NUCA, para assim se conquistar o Selo para o nosso Município.
Na ocasião também foi debatido com eles a importância do dia 18 de Maio, que é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo.